OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

A tecnologia certamente mudou a maneira como vivemos. Ela impactou diferentes áreas da vida e redefiniu a vida. Sem dúvida, a tecnologia desempenha um papel importante em todas as esferas da vida.

Várias tarefas manuais mundanas podem ser automatizadas, graças à tecnologia. Além disso, muitos processos complexos e críticos podem ser realizados com facilidade e maior eficiência com a ajuda da tecnologia moderna. Graças à aplicação da tecnologia, a vida mudou e mudou para melhor.

Eles podem usar o software para fazer apresentações e projetos. Isso os torna mais interessados ​​no assunto e leva a uma melhor retenção de informações. Com auxílios tecnológicos, eles podem fazer anotações fáceis de lembrar e uma apresentação criativa das informações que adquiriram. Não será errado dizer que a aplicação da tecnologia facilitou a vida de um aluno. É mais fácil para os alunos carregar um PDA do que carregar livros grandes e pesados ​​para a escola. Um iPad é menos volumoso do que uma pilha de cadernos ou um leitor de e-book muito mais leve que um livro.

Armazenamento de dados

Os computadores permitem um armazenamento de informações melhor e mais robusto. Se você pesar giz, quadro, livros e cadernos contra a tecnologia, verá que a tecnologia pode substituir todo e qualquer um deles. Os computadores substituíram o giz e o quadro; eles podem até falar algumas vezes enquanto o professor dá um passo atrás e deixa as apresentações “falarem”.

As bibliotecas digitais não exigem espaço físico e estudantes e professores sentados em diferentes partes do mundo podem acessar a mesma biblioteca ao mesmo tempo. Os dispositivos de memória compactos substituíram os notebooks e o teclado e o mouse do computador são os novos dispositivos de escrita. O que exigiria cem páginas de um livro pode ser compactado em um pequeno chip de memória. Pode levar horas para escrever, mas leva apenas alguns segundos para digitar. O armazenamento de dados tornou-se muito mais fácil devido à tecnologia.

Com a infinidade de informações tão facilmente disponíveis para os alunos, elas podem fazer parte do processo; eles não precisam permanecer no final do recebimento. Devido ao uso da tecnologia, os especialistas em assuntos podem se reunir para formular cursos, projetar avaliações e melhorar o processo de ensino. Ainda não é o dia em que estudantes localizados em diferentes partes do mundo poderão procurar aconselhamento de especialistas espalhados pelo mundo. A educação será personalizada então. Ele atenderá a diferentes necessidades de aprendizagem e diferentes habilidades de apreensão e interesses dos alunos.

A tecnologia eliminou barreiras de tempo e espaço

A educação on-line e o ensino a distância deram uma nova dimensão ao ensino e ao ensino superior. Mesmo que os alunos estejam geograficamente distantes um do outro, eles podem fazer parte de uma sala de aula. Muitos institutos de ensino oferecem cursos on-line, o que elimina as restrições de tempo e espaço na aquisição de educação. As universidades oferecem programas educacionais on-line nos quais os alunos podem interagir com seus professores pela Internet, acessar material de referência no site da universidade e obter diplomas online.

Importância da tecnologia para a sociedade

Devido à aplicação da tecnologia, nosso padrão de vida aumentou. Nossas necessidades são atendidas com maior facilidade. A tecnologia trouxe avanços na agricultura, devido aos quais a produção de alimentos aumentou. Devido aos desenvolvimentos em engenharia e arquitetura, a construção de estruturas civis robustas foi possível. A tecnologia impulsionou todos os setores. As empresas cresceram, criando mais oportunidades de emprego. Os avanços da tecnologia levaram à evolução de modos de transporte e comunicação mais novos e mais rápidos. A aplicação da tecnologia impulsionou a pesquisa em áreas que vão da genética ao espaço extraterrestre. As tecnologias de computador e Internet são onipresentes. Eles mudaram todos os setores; seja medicina, turismo, educação, entretenimento ou qualquer outro. A tecnologia tocou em todos os aspectos da vida, tornando-a mais fácil, melhor e diferente. A tecnologia mudou a vida. Tarefas trabalhosas e repetitivas são melhor executadas por máquinas. As pessoas não precisam se esforçar tanto quanto deveriam, se não fosse pela tecnologia. Com a automação, surgem eficiência e velocidade. E é exatamente por isso que a tecnologia é tão importante hoje e sempre será.

Autor: Filipe Lúcio de Andrade Sá Pessoa

CATEGORIES

COMMENTS