Vamos falar de marketing digital nesse momento de Coronavírus?

Vamos falar de marketing digital nesse momento de Coronavírus?

Lives, aplicativos de entrega e venda compartilhada vem sendo uma rota de escape na internet para empresários e artistas diante da pandemia do COVID-19

Com a interrupção das atividades físicas dos comércios devido ao isolamento social proposto por vários países, incluindo o Brasil, tendo como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus (COVID-19), fez com que a internet se tornasse mais ainda um dos principais meios de compras do consumidor para garantirem alguns itens em sua casa, inclusive comida. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), desde o dia 12 de março, alguns varejistas registraram aumento de 180% nas vendas de produtos das categorias de alimentos, bebidas, saúde e higiene pessoal. 

Graças a plataformas de vendas como iFood, UberEats e Peixe Urbano, o impacto no comportamento do consumidor cresceu, devido às inúmeras oportunidades de compras que eles proporcionam, além da quantidade de promoções que não eram vistas em lojas físicas, contribuindo para a diminuição dos prejuízos causados pela pandemia do COVID-19. 

“Hoje, muitos dependem de aplicativos para solucionar e agilizar suas demandas pessoais, e durante este período de quarentena que estamos passando, a internet consolidou-se mais ainda como uma das principais rotas de escape para os consumidores e empresários de todos os portes. Com isso, várias estratégias de marketing foram criadas a fim de diminuir os prejuízos causados pela pandemia, e que o comércio se adequar-se rapidamente às necessidades reais do comprador nesse momento tão difícil”, explica a Amanda Oseki, professora da MBA de Marketing Digital da Estácio Brasília.  

A especialista em marketing explica que nesse contexto, não é preciso ser uma grande empresa para explorar as oportunidades do comércio online, e que várias alternativas com plataformas simples e de baixo custo podem ser exploradas.  

“Um restaurante, por exemplo, pode ter um aumento significativo nas vendas se explorar as oportunidades dos canais mobile. O iFood, Rappi e Uber Eats são provas de que pequenas empresas podem se aliar para melhorar a experiência e o conforto do consumidor na hora de pedir o que comer”, explica. 

Case de sucesso

Exemplo de adaptação de negócio, a MUV Gastro Store com muita criatividade, passou a oferecer almoço e combos promocionais no jantar, com entrega online. Não perdendo o bom humor e nem o conceito de “universo paralelo” que a marca sempre teve, inclusive promovendo lives em suas redes sociais. Assim,  aproveitaram sua estrutura de atendimento e investiram em aplicativos parceiros, não perdendo o relacionamento com seus clientes que frequentavam a casa, além de instigar a curiosidade dos que ainda não conhecem seu conceito. 

Com o lema “estamos nessa juntos!”, a Coca-Cola anunciou em suas redes sociais que irá pausar suas campanhas publicitárias, focando no momento e na garantia de segurança e bem-estar de toda sua comunidade. Além da iniciativa de doar milhões de dólares para entidades apoiadoras e aos mais países afetados pela pandemia. 

O entretenimento em forma de lives 

Vários outros movimentos foram observados pelas marcas, artistas e influenciadores sociais e digitais. O número de lives ao vivo nas redes sociais cresceu exponencialmente, tanto para entretenimento quanto para o fortalecimento da causa. Um dos mais comentados foi a transmissão ao vivo do cantor brasileiro Gusttavo Lima, que arrecadou mais de cinco toneladas de alimentos, com mais de cinco horas de show ao vivo, 100 músicas apresentadas, 731 mil espectadores simultâneos, 14 milhões de visualizações no total e mais de R$ 500 mil arrecadados para o combate ao coronavírus. 

A corrente do bem também é crescente, troca de informações e ajuda desde o pequeno ao grande empresário favorecendo sua propagação e a diminuição de prejuízos. No próprio facebook, podemos ver a quantidade de  negócios que estão sendo oferecidos, como o delivery e os e-commerce. 

Sobre Amanda Mendonça Oseki 

Publicitária, pós graduada em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Professora das MBAs em Gestão de negócios e pessoas, disciplina de Educação Corporativa e MBA em Marketing Digital disciplina de Comportamento do Consumidor no Cenário Digital. 

 

 

 

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