Empreendedorismo X pandemia: como se manter em época de crise

Empreendedorismo X pandemia: como se manter em época de crise

Proprietário da rede de academias Evolve Gymbox na capital, Vinícius Santana, explica quais alternativas criou para o negócio continuar. O profissional ainda dá dicas para outros empreendedores na mesma situação
Em meio à crise provocada pelo novo Coronavírus, o COVID-19, muitos empreendimentos tiveram de se reinventar. As academias, por exemplo, que ainda estão com as portas fechadas precisam encontrar saídas para se manter durante a pandemia. Mas como fazer isso?

Vinícius Custódio Santana, 36, sócio/diretor da Evolve Gymbox, afirma que o primeiro passo foi rever “linha por linha das despesas” todos os custos operacionais do empreendimento. “Tivemos que analisar o que conseguiríamos negociar, sabendo que a nossa receita iria estancar. Negociamos tudo”, acrescenta.

Ele comenta que o foco da empresa desde o início sempre foi manter os contratos de trabalho, por isso, a empresa criou o programa Demissão zero. “Agora é hora de sermos humanos, temos que priorizar as pessoas, manter o time. Mostrar que estamos com eles”, acrescenta.

O passo seguinte foi pensar em como prestar serviço de qualidade aos clientes. “Tivemos focar na entrega do serviço de uma forma diferente. Inicialmente fizemos as lives no Instagram, mas o tempo da Live era limitado. Passamos para o Youtube, com seis aulas ao dia, inteiramente gratuitas e disponíveis para todos que se interessarem”, conta. “Para os alunos, criamos um programa, o personal online, em que eles conversam por vídeo chamada e podem adequar o treino individualizado de acordo com a casa e as condições da pessoa”, detalha Vinicius.

O empresário aponta que esta é uma excelente ferramenta para divulgar a atividade física. Ele conta que o volume de alunos nessas aulas online cresceu significativamente.

Quais os próximos passos?

Agora, segundo Vinícius, os planos seguem para a reabertura das oito unidades, no Distrito Federal e em Goiás. “Sabemos que a primeira reação das pessoas vai ser de medo. Por isso, já estamos fazendo o básico, deixando mais espaço entre os equipamentos e disponibilizando álcool em gel por todo o ambiente da academia. Vamos higienizar os tênis de todos os alunos que entrarem na academia e garantir que todos os colaboradores usem luvas e máscaras”, explica.

Para o empresário, o momento pede cautela. “A grande questão é se planejar. Apesar de toda a crise, conseguimos nos estabelecer, negociamos nossos custos e mantivemos a receita. Estamos nos preparando para sair na frente e crescer, olhar tudo isso, como algo positivo.”, esclarece.

Mudanças
Vinícius Santana diz que a crise trouxe mudanças consideráveis. De acordo com ele, a pandemia reforça a necessidade de um bom planejamento e de cautela com os custos da empresa. “A crise veio para mostrar que as empresas são regidas por pessoas e a importância de mantê-las motivadas, mostrar que somos um time”, complementa.

E você, está enfrentando problemas? Confira dicas do empresário para manter o seu negócio durante a crise:

– É importante negociar as despesas, olhar linha por linha.

– Estar motivado e motivar os colaboradores da empresa.

– Ter pensamento positivo sempre.

– E principalmente planejar o seu negócio. É importante estar preparado para cenários difíceis. Um planejamento bem feito pode transformar um cenário de crise em oportunidade.

“Não podemos ficar parados, o mercado vai mudar muito, as pessoas serão mais criteriosas nas escolha dos ambientes em que vão frequentar, por isso, estamos reformando e readequado tudo. “Nosso decreto é não parar”, finaliza o empresário.

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )