Secretaria de Turismo e Camelo Bike Tour se unem para trazer aos brasilienses o projeto “Pedalando com Athos”

Secretaria de Turismo e Camelo Bike Tour se unem para trazer aos brasilienses o projeto “Pedalando com Athos”

O objetivo é conhecer os encantos das obras de Athos Bulcão de bicicleta ou a pé com roteiros gratuitos. A iniciativa faz parte do projeto Julho em Quatro Athos lançado este mês para celebrar a memória e o legado do artista na capital

Athos Bulcão dizia que teve a sorte de encontrar uma cidade inteira para embelezar. Brasília e seus visitantes têm muito a agradecê-lo, pois a nossa capital é uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. Arte que encanta, obras que inspiram. Uma beleza atemporal e que conquista diferentes gerações. Somos herdeiros desse gênio em suas formas, ideias, leveza e criatividade.

E que tal fazer um passeio pelas belas obras desse grande artista de Brasília de uma forma original, criativa e por uma perspectiva completamente diferente? Pedalar é uma das atividades mais características da rotina do brasiliense e o famoso “camelo” é um meio de transporte que muita gente usa para trabalhar, passear e curtir a cidade. 

Pensando nisso, a Setur-DF lançou o projeto “Pedalando com Athos”, uma parceria com a Camelo Bike Tour que traz um mini roteiro cultural para quem quiser aproveitar a cidade de bicicleta ou a pé. São pequenos trajetos planejados especialmente para passar por alguns atrativos com obras de Athos Bulcão em espaços públicos do Plano Piloto. Os roteiros estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (24), e podem ser acessados gratuitamente pela plataforma Google Maps. 

O arquiteto e coordenador da Camelo Bike Tour, Graco Melo, afirma que além de ser uma experiência que une saúde e arte, é uma oportunidade para que a comunidade também reconheça o valor de Brasília. “Estamos numa cidade única, capital de um país imenso que foi construída por pessoas que vieram dos quatro cantos do Brasil. É uma experiência de viver e interagir em uma cidade modernista que abriga tantas cores, tantos aromas, tantas belezas. Temos tudo isso, bem aqui, sem precisar viajar para longe, basta viajar por Brasília”.

Para a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, além de enaltecer a memória de Athos Bulcão, esse projeto é um convite aos moradores e visitantes para experimentar Brasília de outras formas, olhares e sensações.  “Athos Bulcão foi um desses gênios que o destino colocou na nossa história, e é importante o enaltecemos sempre. Passeando pela nossa capital, pelas quadras, pela esplanada, pelos nossos espaços, podemos sentir a verdadeira alma da cidade. Uma cidade cheia de natureza, de história e de muito amor.”

Sobre a Camelo Bike Tour e a Rota de Athos

A Camelo Bike Tour é uma agência de cicloturismo urbano especializada em turismo arquitetônico na capital. Por meio de rotas e circuitos dinâmicos e guias treinados, o ciclista consegue de uma maneira divertida e congregadora alcançar lugares impossíveis para um carro, van ou ônibus, e sua perspectiva com o espaço urbano é totalmente diferente da habitual.

No “Pedalando com Athos”, os roteiros foram baseados no Inventário da obra do artista em Brasília, editado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Superintendência do Distrito Federal, em 2018; com o apoio da Fundathos – Fundação Athos Bulcão. No total serão quatro rotas: Rota Modelo, Rota 116 Sul, Rota Norte e Rota nos Eixos.

Serviço 

Pedalando com Athos

Para mais informações: sobre as rotas e como acessar você encontra na página http://www.turismo.df.gov.br/pedalando-com-athos/

CATEGORIES

COMMENTS