Mercado de trabalho: cresce o número de procura de empregos em formato de PJ durante a pandemia

Mercado de trabalho: cresce o número de procura de empregos em formato de PJ durante a pandemia

Especialistas do escritório de contabilidade 100% digital Fica Tranquilo comentam esta crescente apontada pelo levantamento da Revelo, que afirma que o aumento foi de quase quase 40%

Era fevereiro de 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia publicado por meio de sua Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que o número de trabalhadores por conta própria com CNPJ, ou seja, registrados como empresa, registrou aumento de 5,2% em janeiro.

As expectativas eram as melhores possíveis, ainda mais após um crescimento muito positivo em 2019,  pois, o único tipo de ocupação que vinha crescendo de forma relevante no Brasil nos últimos meses era o de trabalho “por conta própria, com CNPJ”. Mas, veio a pandemia do Covid-19 e mudou as projeções econômicas.

No entanto, segundo um levantamento da Revelo, empresa de tecnologia para recursos humanos, mostra que, no fim de março, início da quarentena, houve aumento de 27% entre os candidatos que buscavam vagas no modelo de contratação PJ (pessoa jurídica). No caso das empresas, o número de oportunidades para contratação dentro da modalidade aumentou 36%.

De acordo com especialistas, esse modelo de contratações tende a crescer com os novos formatos de trabalho devido à pandemia, entre eles o trabalho home office, a negociação do contratante com o funcionário por ele trabalhar apenas por projeto, ou por menos horas, além da redução de custos como impostos. 

“A grande vantagem da contratação PJ é a flexibilidade que o modelo traz, tanto para o contratante que vê a possibilidade de redução de custos e trabalho por escopo de entrega, quanto para o PJ, que pode trabalhar em diversos projetos, aliado ao trabalho remoto”, explica Davi Gonçalves, contador e sócio da Fica Tranquilo. 

Atual cenário 

Na visão dos especialistas, o modelo PJ traz maior liberdade e flexibilidade aos profissionais e aos contratantes, apesar de não contar com os direitos e benefícios previstos na CLT. Entre as áreas que mais estão crescendo e aderindo o modelo de contratação PJ e freelancers estão os ramos da tecnologia, saúde e comunicação. 

“Em conversas com muitos contratantes a vivência que temos é que devido às muitas demissões e descontinuidade de projetos, o retorno de suas atividades está sendo aos poucos e com bastante cuidado, principalmente na hora de contratar. No entanto, o cenário mudou, e, para essa retomada no que diz respeito aos novos modelos de contratação e alocação de trabalho a preferência pelo modelo de contratação PJ tende a crescer pelo seguinte motivo: 

As empresas além de priorizarem a segurança de seus funcionários, permitindo o trabalho home office, muitas delas ainda não estão com recursos suficientes para fechar contratos fixos ou assinar carteiras, logo, estão preferindo fechar por hora trabalhada ou por número de trabalhos entregues. Por isso a tendência do modelo de contratação PJ tende a crescer nesses próximos meses.”, explica Davi.  

Sobre a Fica Tranquilo 

Há mais de 15 anos no mercado contábil, a Fica Tranquilo é uma empresa 100% digital, e tem como foco ajudar os milhões de PJs e Freelancers espalhados pelo Brasil, com um atendimento humanizado em um multi canal de contato com seus clientes como WhatsApp, telefone, e-mail, chamadas de vídeo, reuniões presenciais, destacando-se por usar a tecnologia para simplificar os trâmites burocráticos, otimizar o tempo, melhorar utilização de recursos, assertividade tributária das PJs e freelancers, buscando uma tributação mais justa, sem perder a proximidade, preocupação e o tato humano, para que esses profissionais venham ter longevidade e crescimento no mercado, com mais tempo para se dedicar ao core business e a elas próprias. 

Criada por Erico Azevedo, Paula Oliveira e Davi Gonçalves, conhecidos no mercado por fundarem/serem sócios de startups inovadoras de grande sucesso como a investshop.com (Bozano/Unibanco) e Wabbi (Contaazul), recentemente a empresa contábil chegou em Brasília, pela mãos do empresário e contador brasiliense Renato Lucena, diretor do SESCON e Sócio Fundador da Gestão Contábil.

CATEGORIES

COMMENTS