Procurador do Distrito Federal, Luiz Felipe da Mata Machado Silva lança livro sobre O Circuito dos Concursos, nesta quinta-feira (14), no Mercearia Bar & Restaurante

O lançamento junto a sessão de autógrafos será aberta ao público a partir das 18h, onde os presentes poderão adquirir o livro e tirar dúvidas com o autor

Uma análise profunda sobre como os concursos públicos alteraram a forma de recrutamento de agentes públicos após a constituição de 1988, motivou o Procurador do Distrito Federal, Luiz Felipe Mata Machado Silva, a iniciar uma pesquisa em seu estudo de pós-doutorado em sociologia na UnB, sobre este assunto. Dado o resultado durante os quatro anos de estudos, a pesquisa deu vida a um livro, onde o autor apresenta seus resultados e análises acerca do tema.

Titulado como O Circuito dos Concursos: Subjetivação e Verdade no Direito, a obra será apresentada e lançada oficialmente nesta quinta-feira, 14 de março, em Brasília, nas dependências do Mercearia Bar & Restaurante, a partir das 18h.

Prefácio

Tornar-se jurista é uma interpelação constitutiva. Com essa premissa, o autor busca demonstrar como se formou, ao redor do processo de recrutamento dos agentes públicos, uma complexa teia de relações (o Circuito) que une diferentes atores e que cumpre papel decisivo na formação dos futuros juristas do Estado (juízes, promotores, advogados públicos e defensores).

Ao sublinhar a importância da inserção do concurseiro nesse Circuito, busca discutir como o regime de verdade no Direito vai muito além da linguagem, colocando em questão um universo simbólico, estruturado assimetricamente, que ganha vida no próprio corpo do jurista, que é interpelado em seu modo de agir, falar e se vestir.

Sobre o autor 

Há 13 anos atuando como Procurador do Distrito Federal, lotado na Procuradoria Administrativa, Luiz Felipe da Mata Machado Silva é formado em Direito pela UFMG, possuindo Doutorado na linha Direito e Democracia, pela Universidade de Brasília, e Pós-Doutorado em Sociologia pela mesma universidade.

Com 19 anos de carreira, Luiz já foi Advogado da União, atuando no departamento de controle concentrado da Secretaria-Geral de Contencioso, órgão responsável pelas ações da União no STF; foi diretor do Centro de Estudos, tendo sido editor-chefe da Revista Jurídica da Procuradoria-Geral do Distrito Federal e Presidente da Comissão do Concurso Público para ingresso na carreira. Em 2017, recebeu o prêmio “Medalha Mérito da PGDF”. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional; e Membro do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD).

Serviço 

Lançamento do livro: O Circuito dos Concursos: Subjetivação e Verdade no Direito – Autor: Procurador Geral do Distrito Federal, Luiz Felipe da Mata Machado Silva

Quando: quinta-feira, 14 de março, a partir das 18h

Onde: Mercearia Bar & Restaurante (404 Sul, Bl. C, lj. 7)

CATEGORIES

COMMENTS