Estácio Brasília abre nova turma para a edição do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos

Estácio Brasília abre nova turma para a edição do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos

O Projeto, iniciado em abril deste ano, recebeu mais de 20 inscritos, com média de idade de 50 a 60 anos. A meta agora é receber novos alunos e integrar com os remanescentes, com aulas presenciais, mediada pelos professores e alunos da Instituição, até o mês de dezembro. As inscrições vão até dia 30 de agosto e as aulas são inteiramente gratuitas

Autonomia para utilizar o transporte público, ir ao banco, entender uma prescrição médica ou apenas desfrutar dos diversos recursos tecnológicos disponíveis hoje na palma da mão. Esses são exemplos que não fazem parte do cotidiano de uma parcela significativa da população. Segundo dados IBGE, divulgados em junho de 2019, o Brasil registra o número de 11,3 milhões de analfabetos entre a população de 15 anos ou mais. Diminuir esta estatística é um grande desafio.

Na capital do país, a Estácio Brasília é uma das Instituições de Ensino que seguem firmes no propósito de combater o analfabetismo, e neste ano, pela segunda vez, abre as portas das salas de aula para jovens, adultos e idosos que desejam aprender a ler e a escrever. As inscrições podem ser realizadas até 30 de agosto, pelo site https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao, ou nas dependências do campus da Estácio Brasília (CSG 9 lt. 11/12/15/16 – Taguatinga Sul). Para mais informações: 0800 880 6767 e 4003 6767.

“As aulas com a primeira turma de alunos começaram em maio, com mais de 20 inscritos. Contudo, no decorrer dos encontros, alguns desistiram, outros tiveram um considerável índice de faltas. Então, além de resgatar aqueles que desistiram ao longo das aulas, decidimos abrir novas inscrições para recebermos novos alunos! Queremos ajudá-los e não vamos abrir mão disso! Esse é o nosso propósito, insistir, inspirar e dar esperança para eles”, revela a Coordenadora do Projeto, a Professora Maria Mendonça.

Até dezembro os estudantes matriculados no Programa terão aulas presenciais com alunos dos cursos superiores de Licenciaturas da Estácio, tais como, Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática, com acompanhamento dos professores da Instituição. As aulas acontecem duas vezes por semana, com três horas de duração. Vale ressaltar que todas as aulas e os materiais didáticos são totalmente gratuitos.

A proposta é que, ao final do curso, os alunos sejam capazes de ler e escrever pequenos textos com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples, utilizar de forma crítica informações veiculadas nas diferentes mídias e se comunicar por meio de mensagens de texto em aplicativos de dispositivo móvel.

“A edição passada deste Projeto, realizada no segundo semestre de 2019, foi um sucesso. Os estudantes que participaram do processo ficaram encantados com as possibilidades escolares e profissionais que o curso trouxe para eles, pois puderam ampliar seus horizontes e perceberam que são capazes de aprender e trocar conhecimentos. A expectativa do Projeto para este ano de 2022 é que mais estudantes da EJA, que ainda não consolidaram seu processo de alfabetização, possam se beneficiar dessa proposta que tem uma metodologia inovadora, a partir do ensino da língua, a interdisciplinaridade, metodologias ativas e uso de novas tecnologias digitais de informação e comunicação para ajudá-los durante as aulas”, explica Cecília Vieira, Coordenadora do curso de Pedagogia da Estácio Brasília.

Ao todo, 19 unidades da Estácio espalhadas pelo Brasil estão participando do Projeto, e a lista para consulta está disponível no site das inscrições.

 

Serviço 

Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos 

Onde: Estácio Brasília (CSG 9 lt. 11/12/15/16 – Taguatinga Sul);

As inscrições podem ser realizadas até 30 de agosto pelo site https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao, ou diretamente no campus da Estácio Brasília (CSG 9 lt. 11/12/15/16 – Taguatinga Sul).

Para mais informações: 0800 880 6767 e 4003 6767.

CATEGORIES

COMMENTS