Chás podem substituir o consumo de água no inverno? Nutricionista explica necessidades do organismo durante período de frio

Chás podem substituir o consumo de água no inverno? Nutricionista explica necessidades do organismo durante período de frio

O consumo adequado de água é fundamental para manter a saúde em bom funcionamento. Porém, o hábito de ingestão frequente de água não é tão natural como deveria, principalmente, em períodos de frio. “No inverno as pessoas consomem menos água porque não sentem tanto calor e não suam tanto, então esquecem de tomar água”, afirma a docente do Curso de Nutrição da Estácio e especialista em Fitoterapia, Juliana Gonçalves.

Uma alternativa que pode parecer interessante para a substituição da água em dias de frio é a ingestão de infusões, como popularmente se chamam os “chás” e o tradicional chimarrão. Porém, a especialista alerta que nenhuma bebida pode substituir a água, mas sim, ser utilizada como forma de complemento de hidratação.

“Todas as plantas possuem fitoquímicos, que são ativos que agem no nosso organismo. Por isso, devem ser utilizados de forma moderada. Eles não podem substituir a água, que é uma necessidade básica do nosso corpo, porque possuem fins diversos”, explica.

No inverno precisamos tomar menos água do que no verão?

Nos dias de frio o consumo de água tende a ser menor, porque as pessoas sentem menos sede. Apesar disso, a nutricionista explica que as necessidades de ingestão de água do organismo são estáveis e que, por isso, durante o inverno é necessária uma disciplina maior para lembrar de consumir a quantidade necessária de água.

“A necessidade de hidratação no inverno é igual. O volume de água a ser ingerido não muda conforme as estações. No verão as pessoas lembram mais de ingerir porque sentem calor, e por consequência, sede. No inverno, como não sentem tanta sede, precisam lembrar de tomar água mesmo sem sede, porque essa é uma necessidade básica para o funcionamento do nosso corpo”, orienta.

De acordo com a especialista, é mito a afirmativa de que todos devem consumir dois litros de água por dia, sendo que a quantidade correta é calculada com base no peso corporal de cada pessoa. “O ideal do consumo de água por dia de um adulto saudável, seria de 35ml por quilo. Então, não podemos nos basear no mito dos dois litros, porque pode ser insuficiente para algumas pessoas e até demais para outras”, explica.

CATEGORIES

COMMENTS