Diante de nova onda de calor, veja como alimentação pode ajudar a refrescar esses dias quentes

Diante de nova onda de calor, veja como alimentação pode ajudar a refrescar esses dias quentes

Diante de nova onda de calor, veja como alimentação pode ajudar a refrescar esses dias quentes. 

Calor acima da média e altas temperaturas até mesmo à noite. Para ajudar a driblar o calor e, principalmente, a evitar problemas de saúde decorrentes das altas temperaturas,  a especialista em nutrição dá algumas dicas.

 

O Inmet chegou a emitir aviso meteorológico especial por conta do aumento da temperatura por vários dias seguidos.

Com previsão de termômetros marcarem mais de 40ºC durante a onda de calor que atinge uma parte do Brasil, alguns cuidados, como adequação da alimentação, podem ajudar a enfrentar este período.

A nutricionista, Thaliane Mack, Doutoranda em Promoção ao Exercício Físico e professora do Centro Universitário Estácio de Brasília, destaca que a alimentação impacta muito na performance física e mental nos dias mais quentes e que manter uma boa hidratação é essencial para não minimizar os impactos do clima na saúde.

É muito importante manter uma excelente ingestão de água, com no mínimo 35ml para cada kg de peso. Por exemplo, alguém com 70kg deve consumir, no mínimo, 2450ml de água por dia. Consumir chás, sucos, frutas também é interessante, entretanto, a ingestão de água é essencial, principalmente para crianças e idosos.

Além da ingestão de água, a nutricionista destaca que a alimentação diária deve conter frutas, verduras e legumes, pois são fontes de vitaminas, minerais e contém água, auxiliando a repor os nutrientes perdidos pelo suor.

Uma dica útil é congelar frutas como manga, uva, morango pois podem ser uma excelente opção de lanche e aumentar a sensação de frescor no calor. Picolés de frutas nas versões “caseiras” também fazem muito sucesso.

Crianças e idosos, que podem desidratar com mais facilidade, devem ter cuidados especiais. A orientação é oferecer líquidos e frutas constantemente.

Sucos com vegetais, como suco de cenoura, maçã, couve e pepino e ainda “Suchás”, podem ser muito úteis, refrescantes e versáteis ao longo do dia. Por outro lado, alguns alimentos devem ser evitados. Entre eles, os que são considerados ultraprocessados – ou seja, passam por maior processamento industrial e têm excesso de sódio, gordura e açúcar.

“O calor muda o humor de algumas pessoas e essa mudança de humor pode gerar menor maior aptidão para o consumo de alimentos ultraprocessados. De uma forma geral, seria interessante evitar tudo o que for embalado…mas, caso seja necessário, busque por alimentos com a menor quantidade de ingredientes possível, e coma com consciência e na menor quantidade possível. A dica de ouro é: quanto mais ingredientes, provavelmente mais conservantes e corantes’.

Uma outra dica da nutricionista é priorizar o consumo de saladas e vegetais crus, pois contém maior atividade de água e também auxiliam no aporte nutricional, além ainda de minimizar aquela sensação de mal estar que algumas pessoas reportam após o consumo de alimentos com maior densidade calórica em dias mais quentes.

Comece a refeição sempre por saladas, coma devagar, mastigue bem. Por conta da onda de calor que atinge o país, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) chegou a emitir um aviso meteorológico especial de nível laranja, que indica perigo. Associados à onda de calor, há previsão de baixos índices de umidade relativa do ar para a maior parte da área de abrangência do aviso.

Suchá refrescante:

1 fatia grande de melancia ou abacaxi

Gengibre a gosto

300ml de chá de cavalinha

Após preparar o chá em infusão (5 a 10 minutos), bata tudo no liquidificador e consuma, preferencialmente no mesmo dia.

Picolé de morango:

300g de morango

2 bananas nanicas

Bata tudo no liquidificador e coloque em forminhas de picolé, após leve ao congelador.

Hidratação é fundamental!

CATEGORIES

COMMENTS