31 de Maio: Dia Mundial sem Tabaco  Especialista destaca dicas de como deixar o vício do cigarro

31 de Maio: Dia Mundial sem Tabaco Especialista destaca dicas de como deixar o vício do cigarro

O último dia do mês de maio, 31, é considerado Dia Mundial sem Tabaco, criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS),  com o intuito de conscientizar a população sobre as doenças causadas pelo tabagismo e o grande risco de morte que pode ser evitada.

 

O tabaco é uma planta que extrai a substância chamada nicotina e, normalmente, é consumida como uma droga através do cigarro, narguilé, charuto, rapé cachimbo, entre outras formas. Quem se torna dependente da nicotina sofre com a doença crônica  chamada tabagismo, que contribui para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer e, em 2020, foi responsável por mais de 160 mil óbitos no Brasil.

 

Mas, além dos cigarros eletrônicos e tradicionais, a indústria tabagista oferece como alternativa menos prejudicial à saúde, o tabaco aquecido, que é um dispositivo eletrônico onde aquece o tabaco sem queimá-lo, mas ainda promove a fumaça com nicotina. Porém, um estudo científico divulgado por pesquisadores da Universidade Metropolitana de Osaka (Japão), descobriu que o produto pode tornar seu usuário mais predisposto à infecção grave pelo vírus da covid-19.

 

No mundo, o tabaco é responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano, segundo a OMS, deste número, 7 milhões morrem através do contato direto com tabaco, e 1,2 milhões de pessoas morrem apenas expostas ao fumo passivo, mesmo sendo não-fumantes.

 

Em 2007 a OMS introduziu iniciativas para reduzir o consumo de tabaco através do MPOWER, previsto na Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT), que contém seis estratégias, sendo:

 

● Monitor –  monitorar o uso do tabaco e as políticas de prevenção;
● Protect – proteger a população contra a fumaça do tabaco;
● Offer – oferecer ajuda para cessação do fumo;
● Warn – advertir sobre os perigos do tabaco;
● Enforce – fazer cumprir as proibições sobre publicidade promoção e patrocínio;
● Raise – aumentar os impostos sobre o tabaco.

 

O biomédico Paulo Henrique Rosa Martins, professor das disciplinas básicas dos cursos da saúde, como patologia, do Centro Universitário Estácio de Brasília, explica que parar de fumar pode ser um desafio, mas com motivação após estratégias corretas, é possível abandonar o hábito do tabagismo e destaca dicas:

 

● escolher uma data para se livrar do cigarro, pois tendo em mente uma meta e uma data,  fica mais fácil de, possivelmente, abandonar o vício;
●   montar uma rede de apoio, informando os amigos e familiares sobre a decisão de parar de fumar;
● ‌identificar as situação que é mais propício fumar e criar estratégias para lidar com elas sem recorrer ao cigarro;
● ‌  se livrar dos isqueiros, cigarros, cinzeiros e outros itens relacionados ao tabagismo;
● ‌procurar outras alternativas para equilibrar a vontade de levar o cigarro a boca, como mascar gomas, chupar balas, beber bastante água e, principalmente, manter uma alimentação saudável;
● ‌  praticar atividades físicas;
● em casos mais extremos, procurar uma ajuda profissional para desenvolver um plano personalizado para cessação do tabagismo.

 

O professor e biomédico ainda explica que deixar o vício do cigarro, pode trazer benefícios como diminuir riscos de doenças pulmonares, aumento da expectativa de vida, volta dos sentidos do paladar e olfato, permitido a recuperação da sensibilidade do cheiro e gosto, recuperação dos pulmões, melhorando a capacidade respiratória, aumenta da energia e resistência física, além da economia financeira ao diminuir os gastos com cigarros.

 

Por,

Matheus e Amanda Oseki

CATEGORIES

COMMENTS