Combate à dengue nas escolas

Combate à dengue nas escolas

O cenário da dengue em Brasília

No Distrito Federal os casos de dengue estão em queda quando comparados com o mesmo período de 2020. Já foram 5.629 casos prováveis da doença, uma queda de 81,5%. Considerando a complexidade da infecção, este ano foram registrados 61 casos com sinais de alarme, 7 graves e 5 óbitos. No mesmo período do ano passado, foram 30.467 casos e 22 óbitos.

“Estamos atentos a todas as regiões do DF, com a programação de repetir as mesmas ações e intensificar o manejo ambiental, que é a retirada de possíveis depósitos criadouros, os chamados inservíveis” disse Reginaldo Braga, Gerente de Vetores de Animais Peçonhentos e Ações de Campo da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde

A ação da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin) vai abordar, de maneira incisiva, a importância do combate e cuidados contra o mosquito Aedes aegypti entre os quase 500 mil alunos da rede pública do Distrito Federal.

O pontapé inicial da campanha será oficializado no sábado (29), dia temático de combate à dengue nas escolas. A meta é trabalhar a questão de forma constante e abrangente ao longo de todo o ano, relacionando o tema com todas as disciplinas e atividades escolares.

Com o objetivo de orientar os professores na abordagem sobre a dengue dentro da sala de aula, mesmo que de forma remota, uma cartilha foi preparada para servir de ferramenta educativa.

Intitulado Todos Contra a Dengue, o documento, de 13 páginas, explica a proposta do projeto, além de trazer sugestões de atividades e dicas de material de apoio como livros, publicações e sites que falam sobre essa doença que contaminou mais de 5,6 mil pessoas no DF neste ano.

Os dados são do Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (SES).

“É um material bem amplo, porque nós atendemos estudantes de todas as idades e séries, desde os que estão nos anos iniciais, até aqueles que integram o EJA [Educação de Jovens e Adultos], com 70, 80 anos”, destaca David Nogueira. “Damos a opção de o professor trabalhar, dentro de sua realidade, o tema, ou seja, da forma mais criativa e que faz mais sentido para ele”, esclarece o gestor.

 

CATEGORIES

COMMENTS