Mais de 130 mil pessoas são vacinadas na segunda fase da campanha

Mais de 130 mil pessoas são vacinadas na segunda fase da campanha

Grupos prioritários devem procurar salas de vacinação até 9 de maio

A Secretaria de Saúde vacinou, até a última quinta-feira (30/4), 130.993 pessoas do Distrito Federal que fazem parte do público-alvo da segunda etapa da campanha nacional contra a Influenza.

“A segunda fase termina no próximo dia 9 de maio. Então, as pessoas dos grupos prioritários têm pouco mais de uma semana para continuarem procurando as salas de vacinação no Distrito Federal. É importante não deixarem para a última hora. Dessa forma, evitam aglomerações”, alertou a gerente de Imunização da Secretaria de Saúde, Renata Brandão.

Em números absolutos, os integrantes do público-alvo que mais foram vacinados são pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, que totalizaram 83.502. Isso representou 55,6% da meta estabelecida para esse grupo prioritário.

Mas a maior porcentagem de cobertura vacinal foi da população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens sob medidas socioeducativas. Ao todo, foram 18.823 vacinados até o momento, alcançando 91,2% da meta estabelecida para esses públicos.

Funcionários das forças de segurança e salvamento chegaram a 66,9% de cobertura, com 19.202 vacinados. Também estão na lista 6.133 motoristas e cobradores de transporte coletivo, com 37,6% desse grupo protegido contra a Influenza, e 3.333 caminhoneiros e portuários vacinados, o que totalizou 18,7% da meta estabelecida para esse público.

Mudança

Antes, os professores também estavam incluídos nesta etapa da campanha. Contudo, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde, seguida pela Secretaria de Saúde, eles serão contemplados a partir da terceira fase da iniciativa, que se inicia em 9 de maio.

Também estão incluídas na próxima etapa crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com deficiência. A campanha continuará até 22 de maio.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Por: Agência Brasília

CATEGORIES

COMMENTS