Mais de 1.000 alunos de escolas públicas do DF participam da Semana das Profissões em Taguatinga

Mais de 1.000 alunos de escolas públicas do DF participam da Semana das Profissões em Taguatinga

Os estudantes vão conversar e interagir com professores e estudantes de mais de 20 cursos de graduação do Centro Universitário Estácio de Brasília. A ação acontece nesta quarta, 13h30 às 17h, e quinta-feira, das 8h às 11h30. Para o transporte dos alunos, a instituição colocou à disposição das Escolas Públicas do Governo do Distrito Federal, 22 ônibus durante os dois dias de projeto

Segundo uma pesquisa divulgada no primeiro semestre deste ano pelo Instituto Semesp – responsável por diversas pesquisas relacionadas ao ensino superior no Brasil, entre eles o Mapa, constatou o baixo número de jovens brasileiros no Ensino Superior, apenas 19,7% (4,1 milhões) do público entre 18 e 24 anos, dão continuidade nos estudos por meio da graduação.

Entre os fatores que geram desestímulo e levam os jovens a não dar continuidade nos estudos estão as questões financeiras e o acesso às informações sobre profissões e carreiras – um contato mais próximo com as universidades para instigar e inspirar os alunos que estão prestes a concluir o Ensino Médio.

A partir desta premissa, e em consonância com o Plano Nacional de Educação que estabeleceu a meta de alcançar 7 milhões de estudantes ingressos no Ensino Superior até o final de 2024, a Estácio promove, na próxima quarta e quinta feira (4 e 5 de outubro), a Feira das Profissões. A ação tem o objetivo de reunir mais de 1.000 alunos de escolas públicas que estão no 3º ano do ensino médio, para uma grande imersão ao universo da graduação, mostrando as oportunidades de cada curso e carreiras a seguir, a partir da interação com professores e estudantes.

“Durante todo o ensino médio os estudantes começam a pensar o que vão fazer depois que se formarem, principalmente no último ano de escola, onde muitos estão indecisos ou desmotivados. A partir dessa análise e acompanhando as recentes pesquisas sobre a procura pelo Ensino Superior, e metas do Governo Federal no âmbito da educação, a Estácio tem como objetivo inspirar os estudantes e darem continuidade nos estudos por meio da graduação, e mostrar os caminhos que podem seguir, as oportunidades de empreender a partir de sua especialização, e convencê-los a prestarem os vestibulares públicos e privados”, explica Fábio Venégas, Reitor do Centro Universitário Estácio de Brasília.

Para a ação, o Centro Universitário Estácio de Brasília disponibilizou para as mais de 10 escolas públicas de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e Guará, 22 ônibus para fazer o transporte.

“Participar de uma feira de profissões é uma oportunidade única para os jovens explorarem o mundo acadêmico e profissional. A Estácio está de portas abertas para os estudantes, permitindo que conheçam um universo de possibilidades, e mergulhem em detalhes específicos de cursos, como laboratórios e carreiras que muitas vezes não são abordados no currículo escolar tradicional. Ao interagir com profissionais e professores, os jovens podem obter informações valiosas sobre as diferentes áreas de estudo, os desafios e as oportunidades que cada área oferece, e até mesmo identificar aquelas que verdadeiramente despertam sua paixão. Em um mundo em constante evolução, queremos conduzir e facilitar a vida e a escolha dos futuros alunos de cursos superiores, com orientação educacional e profissional, capacitando os jovens a tomar decisões mais informadas e inspiradoras sobre seus futuros acadêmicos e profissionais”, completa Fábio.

Durante os dois dias de feira, o espaço também estará aberto à comunidade de forma gratuita, na quarta-feira pelo período da tarde (13h30 às 17h), e na quinta-feira (8h às 11h30), com ações da área da saúde, direito, tecnologia, comunicação e apoio de profissionais tirando as dúvidas de cada profissão.

CATEGORIES

COMMENTS