Ciclovia de 44 km em Taguatinga

Ciclovia de 44 km em Taguatinga

A primeira ciclovia de Taguatinga promete ser grandiosa. Com 44 quilômetros de pista conectando os mais de 20 setores da cidade – do Pistão Sul ao Norte, passando pelo Setor M Norte e QNL, até o setor Primavera. O projeto deve custar R$ 40 milhões.

A ciclovia vai conectar os bairros, ruas, escolas, hospitais e outros equipamentos públicos. “Estamos pensando no contexto local, de vizinhança. A Ciclovia Regional de Taguatinga visa costurar todas as áreas residenciais da cidade, dos setores A ao M, de Norte a Sul”, comemora o administrador da cidade, Renato Andrade dos Santos.

O projeto da ciclovia é destemido. A proposta é de que, além do convencional, ou seja, a própria pista e o percurso atrativo, ela tenha cinco pontos de apoio, em locais estratégicos, como nas principais entradas da cidade. Esses pontos de apoio abrigariam praças, onde o ciclista teria um local para estacionar o carro, se for o caso, deixar a bicicleta e até comprar um lanche em um food truck ou lanchonete.

“A execução do projeto da ciclovia será feita pelas secretarias de Mobilidade e de Obras, mas vamos buscar parceria da Novacap e os recursos para viabilizar a obra por meio de emendas parlamentares’, explica André Sousa de Araújo, coordenador de Licenciamento e Obras da administração de Taguatinga.

O projeto da ciclovia foi feito pela Gerência de Elaboração e Aprovação de Projetos (Geapro), a partir de dados da Pdad e estudos do mapa de ciclovias da região metropolitana Ceilândia, Samambaia e Águas Claras. Também foram ouvidos os líderes comunitários e representantes da sociedade civil.

Em 29 de abril, o projeto foi apresentado à comunidade local. O objetivo foi promover um processo participativo. Além de tomar conhecimento do projeto, a comunidade vai poder opinar sobre o projeto.

“A ciclovia é mais que um hobby dos amantes do pedal para fazer ali a sua atividade física, diurna ou noturna. Ela é um instrumento para as pessoas irem para o trabalho e escola” diretor de Ordenamento Territorial da administração de Taguatinga, Erick Mendonça.

CATEGORIES

COMMENTS