Um dos maiores grupos de educação do Brasil abre segundo processo seletivo de trainees exclusivamente para negros

A Yduqs quer trazer, cada vez mais, a diversidade de suas instituições de ensino para o ambiente corporativo 

Com o objetivo de ampliar a diversidade racial em seu quadro de colaboradores, a Yduqs, uma das maiores organizações do setor de Educação do país, abre inscrições para segunda edição do Programa Trainee 2023 exclusivo para candidatos autodeclarados pretos e pardos. Serão oferecidas vagas para diversas áreas de formação, destinadas a concluintes ou recém-formados – dezembro/2018 a dezembro/2022 – de qualquer região do Brasil, desde que tenham mobilidade e disponibilidade para viagens ao longo do programa. De 4 de julho a 31 de agosto de 2022, os interessados poderão fazer seus cadastros por meio do link: https://traineeyduqs2023.gupy.io/  . Os candidatos deverão ter formação completa em qualquer curso de graduação. O processo seletivo vai avaliar a capacidade analítica e habilidades comportamentais dos candidatos, sem a necessidade de conhecimento de Excel e inglês.

O programa de Trainee 2023 da Yduqs busca desenvolver jovens talentos, que passarão por treinamento, integração, desenvolverão atividades nas unidades, e terão a oportunidade de tocar um projeto de alta relevância e impacto para a organização. A iniciativa faz parte de um projeto maior de diversidade, equidade e inclusão já em desenvolvimento pela companhia, para tornar a empresa ainda mais plural, em frentes como gênero, orientação sexual, PCD, raça, entre outras. Hoje, a organização já conta, por exemplo, com mais da metade de seu quadro de colaboradores ocupados por mulheres e suas instituições de ensino espalhadas pelo Brasil já têm um perfil e ações bem abrangentes. A busca agora é investir na formação de novos talentos e futuros líderes do setor de educação, para que profissionais pretos e pardos, por meio do programa, tenham uma aceleração em sua carreira e tenham grandes oportunidades na organização.

Após a contratação, os trainees poderão ser posicionados em cargos estratégicos na organização e, além disso, também podem ganhar bolsas de estudo para MBA, além de um salário compatível com o mercado, plano de saúde e odontológico, entre outros benefícios.

Segundo o IBGE, quando se avalia o mercado de trabalho, somente 30% dos pretos ou pardos conseguem ocupar cargos de analista ou especialista. Programas como o da Yduqs contribuem, portanto, para que esses profissionais avancem mais um degrau e ocupem cargos mais altos nas empresas. Felipe Araújo, vice-presidente de Gente e Gestão da Yduqs, destaca a importância de iniciativas de inclusão nas grandes empresas. “Na primeira edição, recebemos quase dois mil e setecentas inscrições de todo o Brasil e selecionamos um timaço de 11 profissionais que estão ajudando a mudar o ensino superior no país. Eles foram muito bem recebidos e estão atuando em diversas frentes da empresa. A nossa expectativa para segunda edição do Projeto Trainee Yduqs para pretos e pardos é dobrar o número de candidatos, ampliando ainda mais essa oportunidade que é ímpar, pois para nós incluir também é transformar”, afirma.

De acordo com Felipe Araújo, pelo segundo ano consecutivo, o programa será exclusivo para autodeclarados pretos e pardos, pois acredita que a diversidade transforma e constrói caminhos para uma nova liderança.

A primeira turma do Programa Trainee Yduqs, exclusivamente para negros, foi um grande sucesso e selecionou candidatos de várias parte do país, como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Sergipe, Bahia e Rio Grande do Norte. Eles estão engajados em diversos projetos, como, por exemplo, Geovana Vera da Silva Vilaverde, 29 anos, moradora do Rio, que toca o Lumi, que faz parte de uma estruturação de relacionamento com egressos de todas as marcas e modalidades de ensino da Yduqs. Seu maior desafio foi criar a conexão e engajamento entre as diversas áreas que estão ligadas a um mesmo público. Ela dá uma dica para os futuros candidatos da segunda turma.

“Deixem a síndrome do impostor de lado e sejam confiantes! Vocês têm muito a acrescentar com suas vivências e seus pontos fortes”, afirma. Ela comenta ainda que sempre teve como objetivo de carreira a ideia de participar de ações disruptivas e que já conseguiu dar um ponta pé inicial. A profissional diz que se sente muito realizada por fazer parte da primeira seleção do projeto, pois sabe que ele já está impactando a sociedade e que é muito bacana fazer parte deste elo representativo”.

“É preciso fazer um exercício em suas memórias de todas as palavras proferidas negativamente, como não sou capaz etccc. Por favor, esqueçam o não e saibam que vocês são capazes sim e que podem alcançar seus objetivos”, comenta. Ele diz ainda que sua entrada na Yduqs como trainee, o ajudou e o desenvolveu profissionalmente e pessoalmente. Luckas conta que tem um imenso prazer em trabalhar numa companhia que impacta a vida de milhares de brasileiros por meio da educação”, afirma Luckas Stephanio Reis de Araújo, 25 anos, trainee do Pará.

“Não queiram ser bons, queiram ser os melhores. Essa frase parece clichê, contudo a Yduqs leva isso muito a sério quando incentiva nosso crescimento tanto na jornada de trabalho, quanto também fora dela. Aproveitem essa grande oportunidade”, pontua. Ele salienta ainda que a companhia entende a importância do empoderamento da população negra e, com essa ação, ajuda a alavancar a possibilidade dos trainees se tornarem líderes não só na educação, mas em todo os setores que eles quiserem” comenta Ivo Meira Costa, 27 anos, trainee que morava em Minas Gerais, mas pontua que é baiano com muito orgulho.

Sobre a Yduqs  

A Yduqs é o maior grupo de educação superior no Brasil, presente em todo o território nacional e com mais de 1,2 milhão de alunos e 16 mil colaboradores. É uma das organizações que mais inova e cresce no país, por meio da expansão do seu ensino e pelo ingresso de novas instituições e negócios ao grupo. Isso cria um ambiente interno incrivelmente dinâmico, orientado à inovação, e em que as oportunidades aparecem – especialmente para aqueles que ousam pensar de forma disruptiva e que desejam deixar sua marca no mundo por meio da educação.

A organização é um grupo de tecnologia e serviços educacionais e o seu trabalho é o de promover um salto de qualidade para o ensino superior no Brasil. Com uma forte apropriação da cultura digital, e por meio do desenvolvimento de metodologias e de conteúdos que refletem os desafios e as necessidades do nosso tempo, a Yduqs oferece educação superior de qualidade para pessoas de todas as classes sociais, em todo o país, e ao longo de toda a sua vida adulta.

CATEGORIES
TAGS
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )