Tucano do Zoo de Brasília ganha prótese de bico 3D

Tucano do Zoo de Brasília ganha prótese de bico 3D

Pirata, a ave, recebeu todos os cuidados para que sua rotina não fosse prejudicada

Mais um procedimento inédito marcou a última semana no Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília. Pirata, um tucano-toco (Ramphastos toco), ganhou uma nova prótese para o bico inferior, chamado de gnatoteca, que estava quebrado.

O animal já havia passado pelo mesmo procedimento em 2016 e, depois de quatro anos, ganhou uma nova prótese mais moderna, mais leve e mais resistente. A cirurgia, que durou aproximadamente duas horas, contou com uma equipe de três médicos veterinários e um engenheiro mecânico responsável pela impressão da prótese.

O objetivo do procedimento é trazer de volta o bem-estar e a qualidade de vida do animal, que tinha dificuldades para comer com a prótese antiga. Elaborada pelo engenheiro mecânico Thiago Hirano, a nova peça é feita de resina fotossensível em 3D.

“Essa prótese foi feita para encaixar perfeitamente, além de ser bem mais leve em relação à anterior”, explica ele. “Fizemos um pré-design com uma prótese de plástico e molde de gesso que nos levou à prótese definitiva.”

Operação meticulosa

Até chegar à versão final da prótese, foi um longo caminho de estudos, pesquisas técnicas e exames para que produzissem um bico de melhor qualidade. Depois de construir uma prótese considerada perfeita para Pirata, a equipe de dentistas veterinários entrou em ação.

“Limpamos bem a região onde foi encaixada a prótese e utilizamos um fio de cerclagem [sutura cirúrgica] para fixá-la no bico”, detalha a odontoveterinária Maria Eduarda Fontella. “Também preenchemos os espaços com resina acrílica para maior fixação.”

Apesar de o procedimento cirúrgico ter sido longo, a recuperação do animal foi quase imediata, devido ao metabolismo acelerado, característico da espécie. De acordo com o médico veterinário Nicolas Costa, gerente de clínica médica do Zoo de Brasília, Pirata não teve dificuldades para se adaptar ao novo bico.

“Depois do retorno anestésico do animal, observamos que ele estava em estação e com comportamento normal para a espécie”, conta. “Ele teve uma melhora significativa, já estava com bico novo e conseguindo comer poucos minutos depois do procedimento.”

Pirata também contou com o apoio de dois médicos veterinários anestesistas, Lais Velloso e Jairo Santos, que faziam o monitoramento dos sinais vitais durante todo o procedimento.

A espécie

Os tucanos são aves que têm como característica seu grande bico alaranjado. São animais que se alimentam de frutas, insetos, ovos, pequenos lagartos, roedores e aves pequenas. Geralmente, fazem seus ninhos em árvores ocas e costumam colocar de dois a quatro ovos, que são incubados entre 16 e 18 dias. Com expectativa de vida entre 15 e 20 anos em cativeiro, são comuns na região do Cerrado. E, apesar do seu porte, são animais frágeis.

Duro e afiado, o bico do tucano é usado como uma pinça para capturar comida. É muito leve, devido à sua estrutura interna. Suas bordas são irregulares, e a força do tucano corresponde ao seu tamanho. Para ingerir, a ave joga o alimento para frente e para trás, em direção à garganta, abrindo o bico para cima.

CATEGORIES

COMMENTS