Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental do Instituto Yduqs debate “Alimentação que transforma”

Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental do Instituto Yduqs debate “Alimentação que transforma”

A iniciativa tem por objetivo apresentar a importância da alimentação para além do seu papel básico de nutrição

De 18 a 25 de setembro, o Instituto Yduqs realizará a 11ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, em parceria com a Estácio. Com o tema “Alimentação que transforma”, a edição discutirá práticas ambientais e socioeconômicas sustentáveis por meio de uma abordagem que redefine o significado da alimentação, indo além de sua função básica de nutrição. No evento de encerramento, Dhiãnah Santini, professora de Endocrinologia & Metabologia e coordenadora da Clínica Médica do IDOMED, Carla Branco, Mestra em Administração e professora e coordenadora técnica do MBA em ESG do IBMEC Online, e Anete Mecenas, professora e coordenadora, pesquisadora e curadora do curso de Nutrição, participarão de videocasts gratuitos e abertos ao público, sobre os desafios de uma alimentação saudável. Para participar do encerramento no dia 25, basta acessar a página do YouTube do Instituto Yduqs.

Para o Instituto Yduqs, a valorização da conexão entre alimentos, saúde, cultura, meio ambiente e comunidade, reforça seu compromisso com o meio ambiente e a saúde, promovendo a conscientização sobre uma alimentação saudável e sustentável.

“No Instituto Yduqs, estamos empenhados em inspirar a sociedade a abraçar causas importantes, e a segurança alimentar é uma delas. Neste ano, durante a Semana de Sustentabilidade, temos uma oportunidade incrível para falar sobre esse tema essencial e motivar os futuros líderes a repensar e melhorar o sistema alimentar global. Queremos que todos entendam o quanto é vital que as pessoas tenham acesso a alimentos bons para a saúde, ao mesmo tempo em que cuidamos do nosso planeta. Estamos muito felizes em liderar essa mudança e fazer a nossa parte para um mundo mais justo e sustentável.” ressalta Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs.

Segundo o relatório das Nações Unidas “Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional 2022”, 18,4% da população da América do Sul não tem acesso a uma dieta saudável. A falta de acessibilidade a uma dieta saudável está associada a diferentes indicadores socioeconômicos e nutricionais. Neste sentido, é fundamental ampliar a capacidade de reavaliar as escolhas alimentares e seu impacto holístico. Assim como as mudanças climáticas, a seleção de alimentos pode variar em termos ambientais e de saúde a longo prazo.

Durante a Semana, palestras, debates e transmissões ao vivo, proporcionam um horizonte de aprendizado para a comunidade estudantil e ao público em geral.

“A semana pode contribuir em como ser sustentável em tempos atuais. Trazer uma oficina sobre aproveitamento dos alimentos, conscientiza sobre o desperdício frente a situações de fome. Ouvir os desafios e a trajetória do atleta paralímpico, inspira histórias de superação e conquista de objetivos, e promove reflexões sobre barreiras existentes na sociedade que precisam ser desconstruídas. Prestigiar o membro da FAO/ONU sobre as ações deste importante Organismo Internacional em parceria com o Brasil, possibilita uma visão do cenário atual sobre a questão alimentar, como o combate à fome e miséria, aproveitamento do solo para produção agrícola e destinação desses alimentos. Essa semana busca contribuir nessa formação completa, humanizada de nossos alunos.” Explica Murilo Bataglia, Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão da Estácio Brasília.

As ações promovidas pelo Instituto Yduqs, em parceria com as instituições de ensino superior do Ibmec, Wyden e Estácio, bem como as unidades que compõem o IDOMED, também integram a campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES, que confere as instituições de ensino que demonstram suas ações o selo de “Instituição Socialmente Responsável”, símbolo do comprometimento com a causa sustentável.

Serviço:

Evento: Semana de Responsabilidade Socioambiental do Instituto Yduqs.

Data: De 18 a 25 de setembro

Encerramento: https://youtu.be/NYMRTQc391o

CATEGORIES

COMMENTS