Nutricionista dá dicas para não exagerar no consumo de chocolate nesta Páscoa

Nutricionista dá dicas para não exagerar no consumo de chocolate nesta Páscoa

Está se aproximando o final de semana mais doce do ano e a expectativa da maioria da população é satisfazer a vontade de chocolate, mas é preciso conter os excessos. A nutricionista Érica Leão, professora da Estácio, preparou algumas dicas para o consumo nesta Páscoa.

Ela lembra primeiramente que, se consumido em quantidade moderada, o chocolate pode sim trazer benefícios para o corpo, como ajudar na circulação, “prevenindo a formação de placa de gordura dentro das artérias e controlando os níveis de colesterol no sangue”. “Contudo, se for consumido em exagero pode ocasionar diarreia, refluxo, náuseas, dores estomacais, dor de cabeça e até desencadear um processo alérgico”, alerta.

Segundo a especialista, que é professora do curso de Nutrição, os principais nutrientes existentes dentro do grão de cacau são gorduras, carboidratos, proteínas, fibras e minerais. E por essa razão, “para a nossa saúde são extremamente benéficos os seus princípios bioativos e antioxidantes, principalmente para a saúde cardiovascular”.

Mas se não consegue ficar sem um chocolate na Páscoa, a professora indica que a escolha seja pelos que possuem 65% de cacau e massa de cacau como primeiro item da lista de ingredientes. “Por outro lado, o chocolate amargo, se consumido em pequena quantidade, faz bem para saúde. Quanto maior o teor de cacau, melhor”, explica.

Érica reforça ainda que diabéticos precisam tomar cuidado redobrado, principalmente, quanto aos demais ingredientes que compõem o chocolate diet. “Quando um chocolate é taxado como diet, significa que não contém açúcar em sua composição. Pode ser consumido sim, mas sempre com moderação, afinal ele não tem açúcar adicionado. Mas os outros ingredientes possuem e principalmente para o diabético é importante lembrar que carboidratos, proteínas e gorduras se transformam em glicose para dar energia ao nosso corpo ou, em outras palavras, se transformam em açúcar, aumentando nossas taxas glicêmicas. Dê preferência a um maior teor de cacau na formulação”, orienta.

Confira mais dicas da especialista:

1. O ideal é consumir entre 25g e 50g de chocolate por dia. Isso vale para pessoas que não têm problemas de saúde e não estão em dieta. Pois por mais que seja saudável comer, você não precisa exagerar e comer uma grande quantidade. Fracionar é a melhor opção;

2. Sempre coma antes do chocolate pedaços de maçã, pêra ou laranja. Essas frutas ajudam a diminuir a absorção da gordura pelo organismo;

3. Evite comer o chocolate de estômago vazio, pois a absorção de açúcares e gordura é maior em jejum. O ideal é consumi-lo depois do almoço ou no lanche da tarde;
4. Procure não comer chocolate todos os dias, pois esse hábito pode viciar o paladar e exigir mais e mais chocolate;

5. Prefira chocolate com 60% a 70% de cacau, pois contêm menos gordura e mais polifenóis (ativos funcionais), que atuam na saúde do coração, aumentando o HDL (bom colesterol);

6. Outra ideia é: assim que ganhar o ovo de páscoa quebrá-lo em pequenos pedaços e separá-los com papel manteiga em pequenas porções, para proceder o fracionamento do consumo.

Nutricionista Érica Leão, professora da Estácio

 

Por: Amanda Oseki

CATEGORIES

COMMENTS