Crianças com câncer acompanhadas pelas Abrace ganham atendimento pedagógico de professores e alunos da Estácio Brasília

Crianças com câncer acompanhadas pelas Abrace ganham atendimento pedagógico de professores e alunos da Estácio Brasília

O projeto foi iniciado na última terça-feira (21), e segue até o final do ano, com visitas todas semana na sede da Abrace, no Guará

A Abrace (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias), é uma das principais instituições no Brasil que prestam apoio social às famílias que estão acompanhando as crianças e adolescentes em tratamentos contra o câncer fora de seus estados de origem.

Em Brasília, a Abrace, localizada na QE 25, Área Especial 1 – Guará II, dispõe de uma estrutura que aloca as famílias que estão com crianças e adolescentes em tratamento oncológico no Hospital da Criança.

Por conta do tratamento, a escolarização dessas crianças e adolescentes ficam afetadas, principalmente daqueles que estão em fase de aquisição da alfabetização, e, para ajudar a minimizar os impactos causados, a Estácio Brasília criou um projeto de extensão para poder contribuir com o ensino escolar e pedagógico.

Iniciado no último dia 21 de junho, a ação conduzida por professores e alunos da instituição acontece durante todas as terças-feiras, sempre a partir das 14h, até o final do ano.

A partir de uma avaliação pedagógica, os profissionais estruturam conteúdos escolares para serem ministrados, com matérias do ensino básico, como português e matemática.

“Por conta do tratamento, as crianças que hoje residem na Abrace estão afastadas da escola e sem qualquer acesso aos conteúdos escolares. Como a instituição conta com uma estrutura de sala e com materiais pedagógicos, nós da Estácio decidimos fazer uma ação em conjunto com os alunos para poder levar os conteúdos escolares da educação básica para aqueles que estão ocupando as dependências da associação”, explicam os professores e coordenadores do projeto, Fabrício Abreu e Cecília Frazão

 

Sobre a Abrace

Em 1986, um grupo de pais, cujos filhos faziam tratamento de câncer no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), se uniu para ajudar outros pais de crianças que estavam passando pelas mesmas dificuldades.

Assim nasceu a Abrace, Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias, com foco em ajudar as famílias que, além da doença, enfrentavam condições socioeconômicas que agravavam ainda mais esse momento tão delicado.

“Nosso trabalho é oferecer assistência social para crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas que enfrentam dificuldades socioeconômicas, promovendo qualidade de vida e colaborando para atingir condições ideais de tratamento e resgate da saúde”, afirma a instituição.

Serviço 

Atendimento pedagógico na Abrace Brasília

Onde: QE 25, Área Especial 1 – Guará II

Quando: Os encontros acontecem durante todas as terças-feiras à tarde, às 14h, com professores e alunos de pedagogia da Estácio Brasília

Para mais informações: (61) 9 8155-6370

CATEGORIES

COMMENTS