
Brasília adere à Hora do Planeta e desliga monumentos
Hora do Planeta: monumentos de Brasília ficarão sem iluminação para chamar atenção para as mudanças climáticas
Os principais monumentos da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, ficarão ‘apagados’ por uma hora neste sábado (25) como parte do evento “Hora do Planeta”, uma ação simbólica organizada pela ONG WWF em parceria com governos locais. O objetivo é promover uma reflexão sobre as causas e efeitos das mudanças climáticas e encerrar o “Mês das Águas no DF”, que ocorre durante a maior crise hídrica enfrentada pelo Distrito Federal.
O que é a Hora do Planeta?
A Hora do Planeta é um projeto que nasceu na Austrália em 2007 e começou a ser realizado no Brasil quatro anos depois. A ação consiste em um “blecaute educativo” em que pontos turísticos e monumentos de uma cidade ficam com as luzes apagadas por uma hora. Em Brasília, a campanha começou em 2011 e este ano, monumentos como a Ponte JK, a Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional e os palácios do Buriti, Planalto e Alvorada ficarão com as luzes apagadas das 20h30 às 21h30.
Crise Hídrica no DF
A “Hora do Planeta” encerra as atividades do Mês das Águas, no Distrito Federal, que foi marcado pela crise no abastecimento de água. Segundo o coordenador de Políticas Públicas da WWF-Brasil, Michel de Souza Santos, a situação no DF é muito crítica e não é apenas uma questão de infraestrutura. “A demanda por água cresceu em proporções muito maiores do que a oferta do recurso”, afirma Santos. Ele destaca que a sociedade deve fazer sua parte sem deixar de cobrar atitudes do governo.
Como participar
Os participantes da Hora do Planeta irão se reunir no Museu da República às 20h deste sábado para uma contagem regressiva para o “apagão” marcado para 20h30. Em seguida, terão início os shows com as bandas Brasilitmia, Sinco, Beto Dourah e Sérgio Dall’orto. O passeio ciclístico pela Esplanada dos Ministérios, tem largada às 20h30, também no Museu da República.
É importante que as pessoas reflitam sobre suas atitudes e adotem posturas mais sustentáveis, como fazer compras semanais, diminuir itens de compra e ir ao supermercado sem carro. “Acho que podemos consumir mais produtos naturais, comprar mais vezes, menos itens e ir a pé ou de bicicleta”, afirma Santos.
A Hora do Planeta é um convite para as pessoas refletirem sobre suas atitudes e adotarem posturas mais sustentáveis. É possível fazer a diferença com pequenas atitudes e é importante que a sociedade faça sua parte para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Fonte: (g1/Brasília)