8 de novembro é celebrado o Dia da Radiologia, saiba mais sobre essa profissão e suas áreas de atuação

8 de novembro é celebrado o Dia da Radiologia, saiba mais sobre essa profissão e suas áreas de atuação

8 de novembro é celebrado o Dia da Radiologia, saiba mais sobre essa profissão e suas áreas de atuação

A radiologia está presente no dia a dia. Entre as áreas de atuação no mercado que o profissional pode seguir estão a de radiologia em exames médicos e odontológica, radiologia veterinária e radiologia industrial

Sendo responsável por importantes análises e ações, tomando como base os resultados dos exames de imagem, o profissional das técnicas radiológicas colabora com os laudos e dá direcionamentos aos outros especialistas, para que eles consigam indicar o caminho mais adequado e assertivo.

Identificar a patologia de forma adequada tem sido um fator importantíssimo para o início de um possível tratamento precoce, onde o profissional da área se torna o primeiro responsável por este cuidado, visto que será ele o responsável por realizar as fotos – com ângulos, direcionamentos aos pacientes e posições corretas, para em sequência, enviar os registros ao médico especialista para avaliação e descrição dos laudos.

No Brasil, a formação para atuar nas técnicas radiológicas os alunos aprendem a realizar exames e podem se especializar em mais de 10 segmentos como: Raios X em exames médicos, RX em aeroportos, Ressonância magnética, Mamografia, Tomografia, Medicina nuclear, Radioterapia, Densitometria óssea, Radiologia odontológica, Radiologia veterinária, Radiologia industrial, Irradiação de Alimentos e Docência e pesquisa.

Para a Presidente do Conselho Nacional dos Técnicos em Radiologia – CONTER, Cassiana Crispim “é uma profissão de muitos desafios, reconstrução e conquistas. Temos trabalhado incansavelmente para dar seguimento à nossa missão de zelar pelo progresso da categoria. É um momento de celebração para todos os profissionais das técnicas radiológicas que trabalham arduamente cuidando dos pacientes com empenho e dedicação”.

A rotina do técnico e tecnólogo em radiologia, consiste em direcionar e preparar o paciente, e operar os equipamentos da forma correta para obter imagens que vão auxiliar no tratamento de doenças, através de imagens dos órgãos e estruturas internas, sendo de extrema importância para a saúde e para a sociedade.

O professor do curso de tecnólogo em Radiologia da Estácio, Thiago Padre, pontua que “os profissionais das técnicas radiológicas têm sua importância no mercado de trabalho, principalmente na equipe multidisciplinar de saúde. Sendo um elo entre paciente e demais profissionais da saúde, sendo uma ponte que facilita o atendimento de um diagnóstico precoce e adequado. Sendo os olhos, a visão que consegue de maneira humanizada entregar o necessário sobre o foco que é o paciente“.

O discente do 6º semestre do curso de tecnólogo em Radiologia da Estácio, Jean Fellipe Coelho de Lima declara: “É muito prazeroso hoje colocar em prática o que vemos em sala de aula, estagiando já em hospital público e ver a rotina desses profissionais me motiva a ser como um deles, fazer parte da equipe e atuar logo no mercado de trabalho”.

 

CATEGORIES

COMMENTS