Crianças de instituições do DF terão dia de diversão no Na Praia Parque
A campanha “Vem Brincar Comigo 2024”, idealizada pela primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, ganhou uma importante parceria com o projeto Na Praia Social, proporcionando uma experiência inesquecível para crianças em situação de vulnerabilidade. Além da arrecadação de brinquedos, que faz parte da campanha tradicional, crianças de instituições socioassistenciais de várias regiões administrativas do DF terão a oportunidade de vivenciar um dia de “praia” no Na Praia Parque.
Essa ação de inclusão social e democratização do acesso ao complexo Na Praia receberá cerca de 2 mil crianças, distribuídas em quatro quintas-feiras, a partir de 5 de setembro. Serão 500 crianças por dia, divididas em dois turnos: manhã e tarde. A programação foi cuidadosamente planejada para oferecer atividades ao ar livre, nas quadras esportivas e nas piscinas, além de lanches e quitutes, como frutas, sanduíches, pipoca e sorvete. As instituições beneficiadas incluem o Instituto Amor de Brasília, a Associação Sol Nascente de Assistência e Apoio à Criança e Adolescente e o Instituto Creche Os Pequeninos de Jesus.
A campanha “Vem Brincar Comigo”, com o slogan “Doe brinquedos, crie memórias”, segue até o dia 10 de outubro e tem como foco principal arrecadar brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social, garantindo que elas tenham momentos de lazer e aprendizado. Neste ano, além das doações que serão destinadas a diversas instituições, parte dos brinquedos será entregue a unidades socioassistenciais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que possuem brinquedotecas.
A primeira-dama destacou a importância do projeto, afirmando que os brinquedos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, promovendo a evolução das habilidades motoras, a concentração e a criatividade. Para colaborar, as doações podem ser feitas em pontos de coleta instalados no Palácio do Buriti, órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), administrações regionais e batalhões do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF). Os brinquedos usados devem ser higienizados com álcool 70% e embalados em sacos plásticos transparentes.
A campanha, que já faz parte do calendário oficial do DF, arrecadou mais de 16 mil brinquedos na edição de 2023 e, ao longo das quatro edições anteriores, já distribuiu cerca de 95 mil brinquedos a crianças em vulnerabilidade social. A expectativa para 2024 é continuar impactando positivamente a vida dessas crianças, proporcionando momentos de alegria e fortalecendo memórias afetivas.